A importância da contabilidade de custos para um hotel

A importância da contabilidade de custos para um hotel

dezembro 14, 2022 0 Por admin
Tempo de leitura 7 minutos

A contabilidade de custos para um hotel tem um valor significativo. Porém, muitos gestores de hotéis não entendem a sua importância e até mesmo desconhecem a sua aplicação.

O fato é que a contabilidade de custos produz dados essenciais para administração de qualquer empreendimento. E com os hotéis não é diferente.

Vamos citar um exemplo: você sabe quanto o seu hotel lucra exatamente todos os meses? Essa é uma pergunta importante que a contabilidade de custos pode responder. Contudo, não é a única.

No artigo de hoje, vamos compreender melhor qual a importância da contabilidade de custos para um hotel. Portanto, não deixe de ler até o final para tirar as suas dúvidas.

Contabilidade de custos para um hotel? Entenda o que é!

A contabilidade de custos se relaciona com os custos e as despesas de um negócio. É um ramo da contabilidade que trabalha especificamente com essas questões. 

E por lidar com os custos e despesas, relaciona-se também com a parte financeira do empreendimento. Entendemos melhor ao conferir alguns exemplos de dados da contabilidade de custos para um hotel:

  • Compras de produtos
  • Reservas de hóspedes
  • Fornecimento de serviços como wi-fi e telefone
  • Café da manhã de cortesia, etc

Os registros da contabilidade de custos dizem respeito aos produtos e serviços comercializados. Portanto, seu objetivo é determinar qual é o valor final desses produtos e serviços. Bem como o preço pelo qual devem ser comercializados.

Qual a importância da contabilidade de custos para um hotel?

Todo proprietário ou administrador de um hotel sabe que precisa fazer sua contabilidade geral. No entanto, nem todos realizam a contabilidade de custos.

E é justamente a contabilidade de custos que permite realizar tarefas como:

  • Precificar corretamente as diárias
  • Saber quais pagamentos foram realizados em determinado período
  • Determinar quais serviços podem ser inclusos na diária sem prejuízos
  • Quais os setores ou categorias onde você gasta mais dinheiro (tem mais custos)
  • Quais são seus gastos exatos com funcionários
  • O custo real do serviço hoteleiro

Na prática, a contabilidade de custos para um hotel faz com que o gestor preste atenção aos detalhes do negócio. Ou seja, é necessário conhecer bem o funcionamento do hotel.

Isso significa um controle muito maior de toda a parte financeira do empreendimento, o que permite que o gestor identifique todas as despesas sociais do hotel. E até mesmo faça o corte de gastos.

O crescimento financeiro e a contabilidade de custos para um hotel

Ter maior controle financeiro sobre o empreendimento é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Portanto, a contabilidade de custos ajuda seu hotel a crescer.

Afinal, um dos principais obstáculos ao crescimento de uma empresa é justamente o conhecimento precário dos custos e despesas. Isso porque você pode estar literalmente jogando dinheiro pelo ralo.

Vamos citar um exemplo. Se você tem um gasto desproporcional com a conta de água, então pode haver um vazamento. Porém, você pode não identificar o problema se não fizer a contabilidade de custos, já que realizando este levantamento você saberá que gasta no máximo X valor de água conforme a ocupação do hotel. Ou seja, se os gastos aumentam demais, é sinal que algo está errado.

A contabilidade de custos permite que você tenha uma visão detalhada de tudo que acontece no negócio. Com isso, é muito mais fácil identificar problemas.

Dessa forma, então, é possível maximizar o desempenho da gestão financeira. Como resultado, você tem um hotel mais eficiente, econômico e lucrativo.

Dicas para aplicar a contabilidade de custos para um hotel

Como podemos notar, a contabilidade de custos é um instrumento importante para a gestão hoteleira. Através dela, o gestor pode fazer uma análise minuciosa do funcionamento do seu hotel.

Com isso, os recursos financeiros podem ser mais bem utilizados e não apenas por meio do controle de gastos, mas também através da realização de investimentos financeiros mais inteligentes.

Então, agora que você já sabe a importância da contabilidade de custos para um hotel, vamos conferir algumas dicas sobre como aplicá-la. 

1. Saiba quais são seus custos diretos

Os custos diretos são aqueles que se relacionam diretamente com o produto ou serviço prestado. Portanto, existem diversos custos diretos em um hotel.

Um exemplo desse tipo de custo no ramo hoteleiro é o café da manhã para os hóspedes. Você também pode incluir itens como os custos com enxoval do quarto (fronha, lençol, cobertor, toalhas), energia elétrica, água e gás.

Conhecer os custos diretos é importante para contabilidade de custos de um hotel, porque esses custos são permanentes, porém não são fixos no mesmo valor.

2. Identifique também os custos indiretos

Os custos indiretos não estão relacionados diretamente ao produto hoteleiro. No entanto, eles vão aparecer em algum lugar em algum momento.

E alguns deles são permanentes, como é o caso da sua folha de pagamento de funcionários. Enquanto que outros podem ser pontuais, como despesas com reformas e manutenção.

Logo, ficar de olho nessas despesas é tão importante quanto conhecer os custos diretos.

3. A contabilidade de custos para um hotel necessita de diagnósticos financeiros frequentes

A contabilidade de custos deve ser um instrumento de gestão permanente, pois para acompanhar e monitorar tudo é preciso fazer diagnósticos frequentes.

O ideal é estabelecer períodos de análise para que novos diagnósticos da contabilidade de custos sejam realizados. Para isso, é preciso manter um registro atualizado de todas as despesas e custos.

Um bom período para essas análises é a cada dois meses ou a cada três meses. No entanto, você também pode fazer esses diagnósticos por temporada.

4. Planejamento financeiro e realidade do seu negócio

Os hotéis podem ser muito diferentes entre si. Afinal, cada empreendimento tem sua própria realidade de negócio. Um bom exemplo disso é o tamanho do estabelecimento, além do público a qual se destina. Existem hotéis de pequeno porte e de grande porte, assim como existem hotéis mais baratos para um público popular e hotéis luxuosos para um público mais seleto.

Esses são apenas alguns exemplos. O fato é que você precisa conhecer a realidade do seu negócio para aplicar a contabilidade de custos.

Isso significa que você precisa vender seu produto pelo preço certo para que possa cobrir suas despesas e lucrar. 

Além disso, é necessário ter um planejamento financeiro para que tudo dê certo, já que é preciso saber quais custos cursos cortar, como cortá-los e como otimizar a gestão financeira hoteleira.

Um bom planejamento financeiro é essencial para manter seu hotel saudável financeiramente. E também para conseguir estruturar metas realistas de crescimento.

Dicas finais 

A contabilidade de custos para um hotel tem papel fundamental no crescimento do seu estabelecimento. Portanto, se você ainda não controla minuciosamente seus custos e despesas, que tal começar agora?

No entanto, fazer um planejamento financeiro coeso e realizar a contabilidade de custos pode ser muito mais difícil sem ajuda de um especialista. Então, o mais recomendado é contar com o auxílio profissional de um contador com experiência no ramo de hotelaria, como é o caso da Portal Assessoria.

Espero que este artigo tenha sido útil a você. Comente o que achou e fique à vontade também para compartilhar esta página com quem você quiser!

Se ainda tiver dúvidas sobre essa ou qualquer outra área de contabilidade, entre em contato com a Portal Assessoria!

Por DIEGO ALENCAR SOARES – Contador e Sócio da Portal Assessoria 

http://portalassessoria.com.br/ | diego@portalassessoria.com.br