Como aplicar contabilidade gerencial em seu negócio

Como aplicar contabilidade gerencial em seu negócio

abril 28, 2022 0 Por admin

Você sabe como aplicar contabilidade gerencial e conhecer a situação econômica da sua empresa com maior profundidade?

Uma boa gestão financeira é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Além disso, é preciso ficar de olho também em questões econômicas e as mudanças de mercado. Caso contrário, a sua empresa pode perder competitividade.

Saber onde investir, tomar decisões assertivas, antecipar cenários de crise e propor medidas de contenção. Para atuar dessa forma é preciso ter as melhores práticas de gestão.

Então, continue lendo e descubra como aplicar contabilidade gerencial em seu negócio.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é uma forma mais avançada de fazer a contabilidade da sua empresa.

Isso porque, além da contabilidade financeira, que cuida dos aspectos referentes a normas, regulamentos e burocracias, a contabilidade gerencial complementa esse cenário, já que traz informações sobre custos, orçamentos e outros processos da empresa.

Outro ponto importante sobre o como aplicar a contabilidade gerencial é que ela também traz análises de mercado. Portanto, permite uma visão mais ampla da situação econômica do negócio.

O acesso a tantos dados e informações úteis, como é de se esperar, traz diversas vantagens para a sua empresa, como veremos a seguir.

Benefícios da contabilidade gerencial

Saber como aplicar contabilidade gerencial no seu negócio permite definir objetivos e metas econômicas mais assertivas para o empreendimento.

Além disso, também é possível analisar se os preços cobrados estão adequados. Caso seja necessário, efetuar ajustes na precificação dos seus serviços e produtos.

Confira outros benefícios de aplicar a contabilidade gerencial na sua empresa:

  • Perceber em qual ponto a empresa está;
  • Identificar quais são os principais obstáculos a serem superados;
  • Analisar os resultados de investimentos realizados nas diferentes áreas da empresa;
  • Cortar custos e despesas desnecessárias;
  • Identificar a existência de possíveis gargalos financeiros;
  • Tomar decisões mais seguras e baseadas em dados;
  • Melhorar a gestão financeira.

Sabemos que a gestão financeira não é um processo simples, pois envolve muitos detalhes e requer diferentes informações para ser efetuada.

Além disso, quanto maior for a empresa, mais complexa será sua gestão financeira. Logo, aprender como aplicar a contabilidade gerencial no seu negócio torna esse processo mais ágil, preciso e eficaz.

Como aplicar contabilidade gerencial na prática

Investir em contabilidade gerencial é apostar em uma ferramenta de gestão estratégica para a sua organização. Mas, como fazer isso na prática?

Para a maioria das empresas, fazer grandes mudanças de uma única vez é um processo inviável. Afinal, seria preciso reformular muitas coisas ao mesmo tempo, sem mencionar os gastos necessários.

Por isso mesmo, no artigo de hoje, preparamos 5 dicas sobre como aplicar contabilidade gerencial no seu empreendimento de forma gradual. Assim, você pode começar pela primeira e seguir esse processo no seu próprio ritmo.

Confira.

1. Como aplicar contabilidade gerencial com capacitação da equipe

Se você pretende inserir a contabilidade gerencial na sua empresa, a capacitação da equipe é o primeiro passo. Isso porque seus colaboradores vão precisar se familiarizar com o novo sistema.

Para isso, existem diferentes alternativas. Por exemplo: treinamentos presenciais ou a distância (EAD), cursos online ou outro evento informativo para o time, como uma palestra.

É importante também reunir a equipe e elencar como a empresa aplicará a contabilidade gerencial no dia a dia da organização. Com isso, você pode tranquilizar a sua equipe sobre as mudanças que virão e preparar todos para isso.

2. Software de gestão integrada

A contabilidade gerencial requer um controle financeiro mais profundo e eficaz. Portanto, ter um software de gestão integrada é o segundo passo recomendado.

Com ele, você terá acesso a diversas ferramentas de gerenciamento e monitoramento. Essas ferramentas permitem que a empresa tenha controle de fluxo de caixa, orçamentos, receitas e despesas e outros índices financeiros sempre à mão.

Também é possível armazenar seus dados em um único lugar e deixar tudo na nuvem. Então, invista também em uma boa segurança online.

Assim, as suas informações estarão a salvo até mesmo de alguma pane no sistema ou problema de hardware da empresa.

3. Como aplicar contabilidade gerencial com processos que integrem os setores

A integração entre diferentes setores também é outro aspecto importante para saber como aplicar contabilidade gerencial. 

É necessário que o seu escritório de contabilidade esteja totalmente integrado com todos os setores da sua empresa para que o serviço seja eficiente.

Para garantir que tudo funcione, uma boa comunicação entre empresa e escritório contábil é fundamental. Portanto, estabeleça protocolos para a circulação de informação, deixe que ela flua e reúna-se com seu contador sempre que necessário.

Dentro da empresa, assegure-se que todos os setores se comuniquem com eficácia e que a organização atue como um conjunto harmônico. Caso sua empresa não atue dessa forma ainda, uma boa ideia é já incluir esses aspectos na capacitação da sua equipe.

4. Monitore e produza relatórios com os resultados

Monitorar e mensurar resultados periodicamente é um procedimento indispensável para quem quer saber como aplicar contabilidade gerencial em sua empresa.

E nós sabemos que dados contábeis são complexos e difíceis de ler por profissionais que não são da área. 

Além disso, o que o seu contador percebe nos relatórios contábeis da empresa é diferente do que o gestor enxerga. Isso porque cada um tem a visão da sua área de atuação.

O ideal, portanto, é que haja um profissional responsável pela contabilidade gerencial na empresa. Então, esses dados contábeis podem ser lidos e reorganizados em relatórios com os resultados aliando a contabilidade à gestão, de uma forma que todos entendam.

5. Como aplicar contabilidade gerencial com bom uso da tecnologia

A contabilidade gerencial fica mais fácil no dia a dia quando a empresa conta com o bom uso da tecnologia. Portanto, acompanhe a evolução tecnológica e fique de olho nas soluções tecnológicas que podem ser úteis para a sua empresa.

Vivemos na era da informação e da internet, novas tecnologias surgem em ritmo acelerado. E as empresas que não se adaptarem a essa realidade perdem boas oportunidades de crescimento.

Em longo prazo, podem até mesmo ser ultrapassadas pela concorrência, que encontrou soluções tecnológicas melhores.

Com um bom software de contabilidade, por exemplo, realizar tarefas como acompanhar fluxo de caixa, analisar despesas e receitas, gerar demonstrativos contábeis, entre outras, é muito mais simples e ágil.

Dicas finais

Ao investir em contabilidade gerencial, a sua empresa está investindo no futuro, pois terá maior competividade, precisão e transparência na gestão.

Com isso, você pode fazer muito mais com suas informações contábeis, e entender que elas são úteis, não apenas para ficar dentro das normas legais, mas para o próprio crescimento da sua empresa.

Bom, espero que este artigo tenha sido útil a você. Comente o que achou e fique à vontade também para compartilhar esta página com quem você quiser!

Se ainda tiver dúvidas sobre esse ou qualquer outra área de contabilidade, entre em contato com a Portal Assessoria!